18 de março de 2010

Num país diferente

Competência específica: Leitura e escrita.
Descritores de desempenho: Ler pequenas poesias; Escrever poesias propostas pelo professor.

Experiência de aprendizagem I

Leitura da poesia "Num país que visitei", visualização da sua forma gráfica, a rima.
.
Num país que visitei

Num país que visitei
vi lá coisas de espantar:
cães a cantar de galo
galos que sabiam falar
galinhas a tocar viola
gatos que vestiam calções;
e as vacas davam chocolate
com amêndoas e pinhões.

As casas eram diferentes
com telhados especiais:
eram torrões de açúcar
do tamanho de jornais.

Nas ruas havia cobras
que as pessoas adoravam
os leões eram medrosos
e as minhocas dançavam.

Nas árvores crescia a massa
e também o macarrão
os carros não tinham rodas
e nunca poisavam no chão.

Nesse país que visitei
as pessoas eram engraçadas
usavam sapatos nas mãos
e nunca estavam cansadas.
António Mota

Experiência de aprendizagem II
Criação de uma nova poesia: "Num país diferente", a partir do poema "Num país que visitei" de António Mota.
Mobilização dos conhecimentos para encontrar palavras que rimem com as palavras finais de cada verso do poema original.

Experiência de aprendizagem III
Organização e escrita das palavras encontradas de acordo com a rima.

Experiência de aprendizagem IV
Textualização.
Partindo da primeira palavra de cada verso, do poema original, cada grupo construirá novos versos usando as palavras que seleccionaram.

Experiência de aprendizagem V
Revisão
Durante o processo de construção, cada grupo expõe para a turma, o trabalhou já realizado. No final do processo, apresentação e reflexão sobre o trabalho realizado.

Num país diferente

Num país diferente
vi coisas de encantar:
cães a comer chocolate
galos a gritar
galinhas a chupar ossos
gatos a lutar com ratos
e leões a cantar
com as cobras a dançar.

as casas eram quentes
com telhados reais
eram diferentes
das habituais.

nas cidades havia rosas
que as cobras espantavam
os pequenos conduziam
e os grandes gatinhavam.

nas cidade havia palhaças
e grande carraças
os meninos gostavam de modas
e de grandes cordas.

nesse país diferente
as pessoas caladas faziam palhaçadas
usavam luvas nos pés e sapatos na cabeça
e andavam sempre às cabeçadas.
Grupo de trabalho: turma 7

Sem comentários: