26 de fevereiro de 2010

Os animais

Competência específica - Escrita.
Descritores de desempenho - Planificar textos: mobilizar conhecimentos prévios, pesquisar mais informação, organizar a informação; Redigir textos de acordo com a planificação elaborada; Rever os textos identificando erros, acrescentando, apagando, substituindo a informação.
Experiências de aprendizagem - Desenvolver um Ciclo do Escrita (várias sessões):
.
Experiência de aprendizagem I
.
Mobilização de conhecimentos prévios
Mobilização dos conhecimentos que os alunosn possuem sobre os animais e registo numa folha (chuva de ideias). Pintura por cores das palavras que se poderiam agrupar por assunto.

Experiência de aprendizagem II
.
Recolha e selecção de informação
Pesquisar na Internet informação sobre as classes dos mamíferos, aves e peixes.A partir de textos sobre as classes dos animais, (mamíferos, aves e peixes) cada grupo selecciona nova informação sublinhando as partes que considera mais importantes no texto.
.
Classe dos mamíferos

Há animais de muitas espécies que se podem classificar segundo a classe a que pertencem. A classe dos mamíferos inclui cerca de 4500 espécies em que a forma do corpo e de vida são altamente diversificadas.
Duas características distinguem os mamíferos dos outros vertebrados:
1. A pele dos mamíferos apresenta pêlos. Muitos mamíferos apresentam uma relativamente densa camada de pêlos, que é reduzida a pequenas regiões nos humanos. Nas baleias, o animal adulto não apresenta nenhum revestimento piloso. A camada de pêlos, quando existe, permite um isolamento que evita a perda de calor.
2. Os mamíferos alimentam-se nos primeiros tempos de vida com o leite que é produzido pelas glândulas mamárias. O leite contém grandes quantidades de nutrientes como proteínas, cálcio e gordura. A quantidade de gordura varia entre os 1,5% nas éguas até cerca de 40% nas focas.
A temperatura interna, nos mamíferos, é constante, e a maior parte das espécies da classe são vivíparos, ou seja, nascem da barriga da mãe.
A alimentação dos mamíferos é variada. Alguns alimentam-se essencialmente de carne, são carnívoros, como o lobo. Outros, como o cavalo alimentam-se de grão, ervas e plantas, são herbívoros. Os insectívoros como a toupeira alimentam-se de insectos. Os omnívoros como o porco, comem um pouco de tudo.
Os mamíferos podem ser distribuídos em três grupos:
a) Monotrématos, como o ornitorrinco, que põem ovos que, como os das aves, são incubados fora do corpo materno. São ovíparos. Contudo, os recém-nascidos são alimentados com leite produzido pela mãe. Como não têm a capacidade de mamar, o leite escorre de numerosos poros situados na pele da barriga da mãe, dando-lhes a possibilidade de o lamber.
b) Marsupiais. O nascimento ocorre numa fase muito pouco avançada de desenvolvimento. Este é continuado fora do útero materno numa bolsa especial - bolsa marsupial -, onde se encontram as glândulas mamárias. São exemplos de marsupiais os cangurus e os coalas.
c) Placentários. Alimentam-se, durante o desenvolvimento interno na barriga da mãe, através da placenta, estrutura através da qual se fazem trocas de nutrientes e substâncias de excreção entre a mãe e o feto.
mamífero. In Diciopédia 2010 (Adaptado)
.
Classe das aves

A classe das aves é constituída por cerca de 9000 espécies, número que só é ultrapassado entre os vertebrados pela classe dos peixes. Estão distribuídas por todo o mundo, podendo ser encontradas nas florestas e desertos, montanhas e pradarias e sobre todos os oceanos.
O que distingue as aves de todos os outros animais são as penas, uma característica que está directamente relacionada com duas das mais importantes características da biologia das aves: o voo e a endotermia.
A endotermia é uma característica que ajuda a conservar o calor e, assim, a manter a temperatura do corpo mais alta do que a do ambiente. A temperatura média de uma ave é de 41 ºC, vários graus mais alta que a temperatura dos mamíferos.
Todas as aves têm uma estrutura muito parecida. Além das penas, as aves têm os membros anteriores, as asas, adaptados ao voo (contudo, também podem não ser utilizados para voar).
Os membros inferiores, as patas, estão adaptados à marcha, natação ou para se empoleirar. Todas têm bico e todas põem ovos. Provavelmente toda esta grande semelhança está relacionada com o voo. As asas podem ser órgãos de apoio e de impulso. Os ossos são mais leves e servem como armazéns de ar. O sistema respiratório permite que as aves tenham a energia necessária para o voo e a manutenção de uma temperatura constante do corpo.
O esqueleto das aves é constituído por ossos leves e finos, com cavidades cheias de ar (ossos pneumáticos).
Esta classe já foi considerada como dividida em duas subclasses: a das aves corredoras de asas muito reduzidas e a das aves voadoras.
ave. In Diciopédia 2010 (Adaptado)
.
Classe dos peixes

Os peixes são vertebrados aquáticos, de corpo geralmente esguio e coberto de escamas, que se deslocam na água sobretudo por meio de barbatanas. São de temperatura variável e possuem respiração branquial, ou seja respiram por guelras. Reproduzem-se habitualmente por ovos.
Ao longo do tempo a evolução levou ao aparecimento dos dois grandes grupos de peixes actuais: os peixes cartilagíneos e os peixes ósseos.
Os peixes cartilagíneos incluem o tubarão, a raia, etc.
Os peixes ósseos incluem espécies como o barbo, a pescada, a sardinha, etc., que, pelo menos parcialmente, apresentam esqueleto ósseo. A estrutura dos peixes ósseos está estreitamente relacionada com o seu habitat aquático. Muitos peixes ósseos possuem bexiga-natatória. A bexiga-natatória é um órgão situado na barriga dos peixes, uma espécie de bolsa de ar. Esta permite aos peixes subir quando incha e descer quando murcha, independentemente da pressão de água que possa encontrar. Por esta razão, quando os peixes morrem a bexiga-natatória ganha ar e o peixe fica à superfície da água de barriga para o ar.
peixe. In Diciopédia 2010 (Adaptado)

Experiência de aprendizagem III
.
Planificação
Preenchimento de um mapa de ideias para organizar a informação

Experiência de aprendizagem IV
.
Textualização
Partindo da grelha da organização da informação os alunos produzem um texto, tendo o cuidado de o rever e reformular.
.
Experiência de aprendizagem V
.
Revisão
Cada grupo lê o texto para a turma e aceita as sugestões de correcção e reformulação. Cada elemento do grupo passa o texto a limpo depois das correcções/reformulações feitas.

1 comentário:

Maria Cecília disse...

Olá amiguinhos!Continuam a trabalhar muito bem!Passei para vos dar os parabéns e desejar muitas alegrias junto da vossa prof.Graça.Beijinhos da amiga prof.Cecília