4 de fevereiro de 2010

O Sapo Apaixonado

Competência específica: Leitura.
Descritores de desempenho: Ler com progressiva autonomia palavras, frases e pequenos textos para: localizar a informação pretendida; responder a questões sobre o texto; compreender melhor; propor títulos para textos.
Experiências de aprendizagem: Leitura do texto pela professora, com estratégias específicas de "Antes" e "Durante da leitura"; Em pequenos grupos, resolver exercícios relativos a processos básicos de compreensão; Apresentação do trabalho de grupo à turma, com análise/reflexão das resoluções, no final de cada exercício e após o tempo previamente determinado pela professora.

O Sapo Apaixonado

O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito.
Não sabia se estava contente ou se estava triste
- Talvez estejas constipado – disse o Porquinho. – É melhor ires para casa e meteres-te na cama.
O Sapo continuou o seu caminho. Estava preocupado
Depois passou por casa da Lebre.
- Lebre – disse ele – não me sinto muito bem.
- Entra e senta-te um bocadinho – disse a Lebre, muito simpática.
- Ora então, que é que tens?
- Umas vezes fico com calor e outras vezes fico com frio. E aqui dentro de mim tenho uma coisa que faz tum-tum.
A Lebre pensou muito, como um verdadeiro médico. Depois disse:
- Já sei. É o teu coração. O meu também faz tum-tum.
- Mas o meu às vezes faz tum-tum mais depressa do que de costume - disse o sapo. – Faz um-dois, um-dois, um-dois.
A Lebre foi buscar à estante um grande livro e pôs-se a virar as folhas.
- Ah! - disse ela. - Ora ouve. Coração a bater acelerado, ataque de calor e de frio…quer dizer que estás apaixonado!
- Apaixonado? - disse o Sapo, surpreendido
- Ena pá! Estou apaixonado!
E ficou tão contente que deu um salto enorme pela porta fora.
O Porquinho assustou-se muito quando o Sapo de repente caiu do céu.
- Parece que estás melhor - disse o Porquinho.
- E estou! Sinto-me óptimo – disse o Sapo. – Estou apaixonado!
- Bem, isso é uma boa notícia. Por quem é que estás apaixonado? – perguntou o Porquinho.
O Sapo não tinha tido tempo para pensar nisso.


Max Vethuijs
Identificar ideias principais

Inferir
Compreender anáforas
Responder afectivamente/apreciar
Agrupar palavras

Resumir



1 comentário:

Maria Cecília disse...

Olá amigos e vizinhos!O vosso Blog está muito bonito e mostra que têm trabalhado com muito gosto.Vou continuar atenta ao vosso trabalho!
Beijinhos da prof. Cecília para todos e para a vossa querida prof.Graça.