19 de novembro de 2009

Trava-línguas

Competência específia: Leitura.
Descritor de desempenho: Reconhecer rápida e automaticamente grupos consonânticos frequentes na língua portuguesa (br, cr, dr, fr, gr, pr, tr).
Experiências de aprendizagem: Leitura em voz alta de trava línguas, gravação e incentivo à "Semana da leitura"; identificação dos sons que mais se repetem no trava-línguas; extracção de um cartão com os grupos consonânticos; procura de palavras, em grupo, do grupo consonântico que saiu no cartão; preenchimento das árvores de correspondência com as palavras encontradas; identificação de palavras que contenham os grupos consonânticos, em estudo, num puzzle de letras.



Esta burra torta trota

Esta burra torta trota
Trota, trota, a burra torta.
Trinca a murta, a murta brota
Brota a murta ao pé da porta.

O padre Pedro

O padre Pedro prega pregos,
Prega pregos o padre Pedro
Numa pedra.

Um tigre

Um tigre, dois tigres, três tigres
Comem trigo de um trago.

Três tigres

Três tigres tristes atrasaram o trem.
Três pratos de trigo para três tigres tristes.
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Vozes: Margarida, Mariana, Tiago Filipe e Diogo.
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Agora retira do saco um cartão.
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Em grupo, escreve no diagrama correspondente palavras com o grupo consonântico que te saiu.
Lê para a turma as palavras que o grupo encontrou. Ouve as palavras que os outros grupos encontraram e regista-as preenchendo as restantes árvores de correspondência.

Procura na sopa de letras palavras com br, cr, dr, fr, gr, pr, tr.Copia as palavras que encontraste. Queres conhecer mais trava-línguas? Clica aqui

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